segunda-feira, 17 de junho de 2013

Olá pessoal na aula presencial elaboramos a seguinte situação de aprendizagem com o texto" Avestruz".
Situação de aprendizagem texto “Avestruz” – Mário Prata/ Público alvo- 8° série.
1)    Ativação de conhecimento
- Levar os alunos para sala de leitura ou biblioteca, selecionar livros com animais exóticos e propor nesse primeiro momento uma roda de conversa, para induzi-los ao novo e ao diferente.
- Roda de leitura do texto “Avestruz” e um pequeno debate com perguntas a respeito das características que estão presentes no texto. 
2)    Localização de informação
- Atividades que levem o aluno retomar a leitura:
- Quanto tempo pode viver?
-  A qual o animal o avestruz e comparado no texto? Por quê? 
3)    Inferência global
- Comparar o avestruz a outros animais.
  - Qual outra ave pode-se ter como animal de estimação?
Inferência local
-  Qual é o nome cientifico do avestruz? 
4)    Recuperação de contexto
-  Retire do texto trechos que mostre o tipo de narrador e foco narrativo.
-  Escreva um diálogo entre o menino e a mãe, em que ele pede o avestruz. 
5)    Intertextualidade
- Levar os alunos a sala de vídeo para assistir em “Os pinguins do papai” ou “Dr.Dolittle”. A modo que relacionem o filme com o texto.
Interdiscursividade
- Produção textual
- Faça uma descrição textual de como seria uma casa ideal para criar um avestruz. 
6)    Percepção de outras linguagens
-  Desenhe o avestruz de acordo com a descrição do texto.
-  Em grupo, crie uma tirinha usando o tema do avestruz dentro de casa.

Elaborado por: Geisa Barbosa de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário