domingo, 9 de junho de 2013

Relatos sobre leitura e escrita

Lembrei-me de quando eu tinha 5 ou 6 anos e minha tia me mostrou um livrinho chamado "A Biblia Da Criança", pois venho de uma  famíla muito religiosa, e esse livrinho era cheio de desenhos que pareciam ser muito interessante, ela me disse que iria me dar o livro só quando eu aprendesse a ler, foi então que me esforçava muito na escola para aprender a ler só para ganhar aquele livrinho! Cada letrinha, palavrinha, frases, textos tudo era fascinante para mim e tratei de aprender logo pois o que eu mais queria era ler aquele livrinho. Acho isso muito estimulante e irei fazer o mesmo com minha filha, quando estava em Londres, comprei um livro do Harry Potter original todo em Inglês e direi a ela quando você aprender a ler em Inglês vou te dar esse livro. Detalhe ela só tem 1 aninho! Mas eu já a incentivo com vários livrinhos de histórinhas.
(Eliene Márcia Figueiredo Barros).



Meu primeiro contato com as letras foi em casa, meus pais mostravam palavras escritas em rótulos, gibis, jornais e revistas, isso me ajudou bastante, quando entrei na escola já conhecia as letras. O contato com a leitura e a escrita de palavras e frases aconteceu na escola de educação infantil, ali aprendi a ler e a escrever. No primeiro ano lembro que a professora fazia leitura compartilhada, escolhia um texto e todos os alunos participavam da leitura. Eu sempre preocupada em ler corretamente, na pronúncia, tinha medo de ler errado, então na maioria das vezes não entendia o que o outro lia e nem o que eu lia, por isso posso dizer que a leitura era mecânica. Com o tempo fui aprimorando a leitura e entender realmente o sentido de cada texto que lia.
(Geisa Barbosa de Oliveira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário